Menu EL

Cinco estruturas convencionais guiam a forma como nós organizamos a rotina de interações e como os grupos trabalham juntos: apresentações, discussões guiadas, discussões abertas, relatórios de desempenho e sessões de brainstorm. As Estruturas Libertadoras adicionaram mais 33 opções às cinco abordagens convencionais mais utilizadas.

Qualquer EL pode mudar uma reunião. Juntas elas podem libertar e transformar uma organização inteira.

O menu abaixo representa a versão 2.2 da Estruturas Libertadoras. Se as EL são novas para você, nós recomendamos que inicie praticando com o mais simples (por exemplo: 1-2-4-All, Impromptu Networking), iniciando do topo à esquerda e movendo para o mais intrincado embaixo à direita (Panarchy, Purpose-To-Practice). O métodos mais intrincados utilizam muito das LS mais simples como blocos de construção. Leia Microestruturas & Elementos de Design para aprender mais sobre como eles funcionam.

As Estruturas Libertadoras injetam pequenas mudanças nos protocolos de como nós nos reunimos, planejamos, decidimos e nos relacionamos com os outros que coloca ao alcance de qualquer um o poder da facilitação que era reservado somente para especialistas.

Precisa de ajuda libertando reuniões virtuais? Design checklist here. A maioria das EL podem ser adaptados para o uso com plataformas tecnológicas de conferência virtual.

A comunidade global LS está no Slack! É um grupo aberto, de língua inglesa para todos que praticam Estruturas Libertadoras. Clique em http://bit.ly/lsslack para ingressar no grupo e interagir com os outros. Os canais altamente recomendados são #strings e #wisecrowds, para receber e dar ajuda, e #lsfieldstories.

Abaixo, há um menu de explicativo. Uma cópia impressa desse Annotated LS Menu é conveniente ter à mão quando você está trabalhando com LS.

Todas as Estruturas Libertadoras são descritas no mesmo formato. Cada uma delas inclui:

  1. Um ícone e nome mais uma curta frase de efeito que expressa sua característica essencial.
  2. O que é possível realizar: um parágrafo que descreve o que você pode alcançar quando usa esta EL
  3. Elementos estruturais – Min Specs (especificações mínimas)
  4. Por quê? Propósito: uma lista de propósitos que podem incentivá-lo a usar esta EL em particular
  5. Dicas e Armadilhas: Dicas e o que fazer e não fazer para aumentar as suas chances de obter mais valor quando você usa esta EL em particular
  6. Combinações e Variações: Exemplos de alternativas ou refinamentos para você tentar e imaginar outros
  7. Exemplos: algumas aplicações reais para inspirar você a pensar sobre oportunidades que podem existir no seu contexto
  8. Materiais adicionais: materiais gráficos, slides, vídeos que podem oferecer suporte adicional quando usar esta Estrutura Libertadora.

 

Microestruturas são tão pequenas que se relacionam muito bem com outras abordagens.

Sim, podem existir mais Estruturas Libertadoras no “cardápio”. Talvez você queira ajudar a desenvolvê-las, que tal? Saiba mais em Liberating Structures in Development. Esses são protótipos promissores que precisam de teste de campo e avaliação crítica em múltiplos cenários.