Começando

1-2-4-All fornece a base para muitas outras Estruturas Libertadoras. É um bom lugar para começar.

A narrativa detalhada abaixo explora como trazer esta microestrutura para a prática. Além disso, recomendamos que você trabalhe com um parceiro que seja capaz de observar e dar um feedback sincero sobre os primeiros movimentos.

Sabemos que o grupo é mais inteligente que qualquer indivíduo. O desafio é como explorar a inteligência coletiva e a criatividade de um grupo ao discutir um assunto. Também é vital evitar que uma conversa seja dominada por algumas pessoas e evitar uma discussão sem fim.

1-2-4-All é um dos métodos mais eficazes e pode ser usado por qualquer pessoa.

1-2-4-All é tão simples que é uma das EL mais fáceis de aprender. As mudanças estruturais introduzidas têm um impacto surpreendentemente grande nas discussões em grupo. Como quase todas as reuniões rotineiramente incluem discussões em grupo, as oportunidades de usar 1-2-4-All são frequentes. Tente uma vez e você saberá o suficiente para começar a usar esta EL regularmente.

1-2-4-All divide as discussões em etapas que permitem aos participantes contribuir individualmente e trabalhar juntos no máximo da sua inteligência.

(1) Um momento sozinho (1) para refletir: por exemplo, em resposta a uma pergunta ou em reação a uma apresentação, anotando respostas ou idéias. O tempo é curto na ordem de um ou dois minutos.

(2) Alguns minutos em pares (2) para compartilhar, comparar, melhorar ou expandir as idéias individuais. O tempo varia de dois a cinco minutos, dependendo das circunstâncias.

(4) Mais alguns minutos para pares reunidos em quartetos (4) para compartilhar e desenvolver ainda mais as idéias dos pares. O tempo novamente é variável de dois a cinco minutos.

(All) Durante a última etapa, cada quarteto na sua vez, compartilha uma idéia / comentário / pergunta importante com o grupo todo. Conclusões, decisões ou ações são feitas com base no que surge.

O ciclo completo pode ser de apenas cinco minutos e não deve ultrapassar 15 minutos. Se o problema exigir mais tempo, é muito mais produtivo fazer um segundo ciclo do que deixar os passos durarem muito tempo. Em outras palavras, conseguimos mais resultado com dois ciclos rápidos de 10 minutos do que com um ciclo de 20 minutos, porque o segundo ciclo se beneficia do compartilhamento total do grupo no final do primeiro ciclo.

Alternativamente, um ciclo 1-2-4-All pode ser seguido por outro ciclo usando outra Estrutura Libertadora diferente.

Por que o 1-2-4-All eleva as discussões dos grupos para um nível mais alto?

A primeira diferença fundamental de uma discussão em grupo tradicional  é que 1-2-4-All dá a todos os presentes uma oportunidade igual de contribuir. Todos os pensamentos silenciosos que de outra forma ficariam na cabeça das pessoas podem ser ditos em voz alta, começando com o tempo de reflexão individual, uma rara oportunidade de coletar ideias sem interferência.

Seguir para uma formação de pares fornece um espaço seguro para cada um conseguir articular esses pensamentos pela primeira vez, obter feedback e ouvir o ponto de vista de uma outra pessoa. Criar esses espaços seguros para a expressão (ao invés de pedir às pessoas que se arrisquem a falar perante um grupo inteiro que quase sempre inclui o chefe de alguém) transforma tanto a quantidade de ideias expressas, e mais importante, a diversidade delas.

Após o segundo passo, as idéias, especialmente aquelas controversas, podem ser apresentadas com mais segurança quando vindas de um grupo, em vez de um único indivíduo, liberando assim muitas visões que, de outra forma, nunca viriam à tona.

À medida que você se move de uma para duas a quatro pessoas, a natureza progressiva da conversa proporciona tempo e repetição para um maior aprofundamento e desenvolvimento de significado. A qualidade melhora à medida que as ideias são devolvidas em segurança em pares e quartetos.

O próximo benefício da sequência 1-2-4 All é que ela distribui tempo e espaço independentemente da personalidade. Os indivíduos mais tímidos podem expressar-se confortavelmente no mínimo durante as etapas 1-2. Os participantes com mais oratória só podem dominar a conversa em seu próprio par ou quarteto. Isso quebra o padrão de reunião de discussões que são freqüentemente monopolizadas por duas ou três pessoas.

Outra diferença é que 1-2-4-All reduz as discussões disfuncionais reduzindo a quantidade de multitarefas. Nas discussões de grupo padrão, espera-se que as pessoas pensem e ouçam, ou pensem e falem ao mesmo tempo, enquanto lutam para terem espaço em ser ouvidos. A qualidade do “ouvir” é geralmente a primeira perda, seguida de perto pela perda da qualidade do “pensar”, já que as pessoas tendem a se concentrar em defender sua posição.

O que acontece nas discussões típicas é que as contribuições saltam de uma pessoa para outra. Alguns participantes são muito prolixos, outros não dizem uma palavra. Muitas vezes, está faltando informação que deve ser presumida porque as pessoas que realmente sabem (geralmente aquelas na linha de frente) não estão presentes. Falar / apresentar em excesso reduz o período de atenção dos participantes. Se eles sentirem que o resultado final está pré-determinado, sua participação desaparece.

1-2-4-All cria condições favoráveis ​​para que a inteligência ou criatividade do grupo surja porque permite a criação de várias pequenas peças durante os três primeiros passos.

Durante o último passo, os grupos inteiros recolhem as peças pouco a pouco e começam a encaixá-las como em um quebra-cabeça. A grande diferença aqui é que todos podem ver e ouvir todas as peças contribuídas por todos.

O que se torna possível?

Mais e melhores ideias são geradas. Soluções, conclusões ou decisões são alcançadas mais rapidamente. Conversas abertas e generativas se desdobram. Idéias são peneiradas de maneira rápida. Grupos muito maiores do que o que é viável com um formato padrão podem ser envolvidos em discussões eficazes. Torna-se possível uma participação tão ampla e diversificada quanto qualquer questão exige.

Mais importante, a implementação se torna muito simplificada e acelerada porque todos compartilham a propriedade das idéias e decisões que foram co-desenvolvidas. Não há necessidade de explicar e convencer! Não há necessidade de ‘forçar a barra’ com estratégias de convencimento!!

No outro extremo do intervalo, até mesmo um grupo de quatro pessoas vai melhorar significativamente suas discussões usando as três etapas de 1-2-4-All. O ritmo e a profundidade de suas discussões são garantia para mudança. 1-2-4-All pode ser usado poderosamente com grupos de quatro a quatrocentos. Mais detalhes aqui.

Ao começar, recomendamos que você trabalhe com um parceiro. Convide-o para observar e ajudá-lo a acompanhar as oportunidades que surgem. As etapas a seguir ajudam você a melhorar sua prática rapidamente. Um mergulho mais profundo na facilitação com as Estruturas Libertadoras aqui.

Aprendendo com parceiro
Sempre com um parceiro

  1. Preparação: esclareça o propósito e escolha uma EL apropriada.
  2. Execução: a princípio, siga o livro, “aprenda as regras e depois quebre-as” com um parceiro como observador/apoio.
  3. Reflexão posterior: se possível primeiro com participantes e depois com seu parceiro/observador. Decida os próximos passos.
  4. Compartilhando: lições aprendidas com colegas, rapidamente
  5. Follow up: com os participantes descubra /observe/ avalie e construa em cima do que está sendo revelado.

Repetir o ciclo: começando pela Preparação

Introduzir Estruturas Libertadoras a outros facilitadores, líderes e pessoal de linha de frente ajuda a espalhar rapidamente seu sucesso. Bob Luten, da Microsoft, fez uma apresentação maravilhosa para colegas na Índia. Eles adoraram e fizeram planos para usar imediatamente as microestruturas em seu trabalho diário. Confira aqui seus materiais de apresentação.

 

 

 

Mapa Mundial

Você gostaria de ser listado como Praticante das EL ou Facilitador?

Este registro pode tornar mais fácil para outras pessoas interessadas nas Estruturas Libertadoras encontrarem você.

Comunidades de Prática

Existem duas Comunidades de fácil acesso no momento, sendo uma Internacional e outra Brasileira.
Inúmeros grupos regionais também existem, porém é difícil manter atualizado por aqui.

Caso queira participar de uma destas Comunidades, preencha o formulário abaixo e lhe enviaremos um convite.

[gravityform id=”2″ title=”false” description=”false”]

 

Atribuição: Estruturas Libertadoras foram desenvolvidas por Henri Lipmanowicz e Keith McCandless.

Este trabalho é licenciado sob as regras Creative Commons